sábado, 9 de agosto de 2014

Umectaçao?? O que é? Como é feita?? quais os seus benefícios?


O que é a umectação??

A umectação consiste principalmente em utilizar óleos vegetais e Manteigas vegetais extra virgens e prensados/as a frio para tratarmos os nossos cabelos. A umectação é um processo de nutrição.
É utilizado há muitos milénios pelas indianas e a dica passa de mãe para filha, segundo as indianas este processo ajuda no crescimento capilar.


Como é feita a umectação?

  • A umectação como já falei em cima apenas pode ser feita com óleos e Manteigas extra virgens e prensados a frio. Podemos fazer a umectaçao de duas formas:
  • A primeira forma é com os cabelos sujos aquecer um pouco o óleo (5 segundos) no microondas ou mesmo no banho de Maria, depois do cabelo escovado (cabelos lisos) passar em toda a cabeça e até mesmo no couro cabeludo massajando muito bem. Voltar a pentear os cabelos e deixar no mínimo 2 horas ou dormir. 

  • A segunda forma é com os cabelos sujos passar o óleo apenas nas pontas e massajar bem as pontas e deixar  no mínimo 2 horas e ate pode ir dormir e lavar no dia seguinte. 

Quais os seus benefícios para os nossos cabelos??


umectação nos fios com óleos vegetais ajuda a repor os nutrientes que os nossos cabelos perdem nos processos químicos e até mesmo no dia- a- dia.
Combate o cabelo ressecado, o frizz e o áspero dos cabelos. Dá também um brilho lindo aos cabelos ficando mais macio e para quem tem cabelos cacheados/ encaracolados aumenta a definição.

Alguns óleos que podem ser usados:


- Azeite de oliva extra virgem: é fácil de encontrar, acessível e com um óptimo efeito. proporciona brilho e vitalidade aos fios, tem também antioxidantes que são capazes de combater o envelhecimento das células.

- Óleo de amêndoas doces: é rico em vitaminas A e B, tem alto poder de penetração nos fios, hidrata e nutre os cabelos, é barato e fácil de achar.

- Óleo de Rícino: o óleo de rícino é super barato, fácil de encontrar (farmácias) e de fácil aplicação. Proporciona  maciez, limpeza dos fios e crescimento do cabelo. o cheiro é bem desagradável e é mais “consistente” do que outros óleos.

- Óleo de coco: tem vitaminas, dizem que também ajuda no crescimento. Eu uso e adoro.

- óleo de abacate: o óleo de abacate é obtido do fruto, é rico em lecitina ( que ajuda na queda do cabelo), ómega 9, vitaminas A D e E.

Sem comentários:

Enviar um comentário